Escola Cultural de Itabuna inicia ano letivo com atividades de integração
A primeira semana de aula na rede estadual de ensino está sendo marcada por várias atividades promovidas pelo projeto Escolas Culturais, realizado em 85 unidades escolares. Criado pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de incentivar o uso da unidade escolar como equipamento cultural e de interação social nas comunidades, o projeto promove ações como palestras, debates, rodas de conversa, exibição de filmes, rodas de capoeira e apresentações de música, teatro, dança e cordel, que também são direcionadas ao público externo.
No Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, o clima é de cultura e debate. Com a temática “Drogas na adolescência”, palestras para os estudantes e comunidade foram ministradas, nestes primeiros dias de aula, por representantes do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Ação Social, e do Conselho Tutelar e Juizado de Menores. O professor Ivanilton da Silva falou sobre a relevância desta discussão no ambiente escolar. “A presença aqui hoje de estudantes, pais e comunidade em geral é essencial para que todos tomem conhecimento sobre o que estas entidades realizam em relação ao combate às drogas. O projeto Escolas Culturais também cumpre seu papel educativo e cultural de dialogar com a comunidade escolar sobre temas contemporâneos e que lhes dizem respeito”.
A ex-estudante da unidade escolar, Samara da Silva, 17, que concluiu o 3º ano no final de 2018, fez questão de marcar presença no evento. “Sou encantada com o projeto Escolas Culturais porque foi a partir dele que me descobri poeta e me trouxe amadurecimento como cidadã. Quando soube desta atividade, vim participar porque quanto mais conhecimento se tem sobre os que as entidades se propõem a fazer para lidar com este delicado assunto, mais oportunidades temos para ajudar as pessoas que estão passando por esta dificuldade”.